quarta-feira, 24 de setembro de 2014

23/09/14 continuação... (PARTE 2) O MESTRADO



23/09/14 continuação... (PARTE 2) O MESTRADO



Depois desse último texto aumentou meu interesse em montar um blog para compartilhar minhas anotações... Não sei bem o porquê desse interesse, talvez por conta de outras pessoas passarem por vivencias semelhantes ou já terem passado, talvez para dar algum sentido em ficar aqui digitando palavras há eu mesmo ...

Mostrei para minha noiva e minha mãe... Comentando meu interesse, minha mãe acha que devo continuar escrevendo, mas não colocar nada na internet. Ela acha que pessoas maldosas podem fazer comentários desnecessários. Minha noiva parece ter achado a ideia interessante. Vou escrevendo... Uma hora eu decido...

Agora o que me fez voltar aqui e escrever no mesmo dia foi uma ótima notícia que acabo de ter. Consegui ser aprovado na última disciplina que faltava no mestrado, tinha que entregar um artigo e não estava conseguindo fazer mais nada, no início de agosto pedi mais um prazo para minha professora que acabou me dando mais uma semana.
Acabei não indo um dia ao trabalho, usei o fim de semana, fiquei até de madrugada elaborando o artigo e consegui entregar. Já foi uma alegria ter conseguido retomar o mestrado e ter entregado o artigo naquela ocasião, mas claro, não sabia qual seria a nota que ela daria. As únicas coisas que sabia é que tinham coisas que eu poderia ter melhorado, caso tivesse começado antes, e que ela tiraria um pouco da nota por conta do prazo a mais que ela concedeu. Hoje à tarde, para minha surpresa, abri a intranet da faculdade e tinha um B. Fiquei bem contente, principalmente por isso representar todo o esforço que tive naquela ocasião e acima de tudo minha perseverança. Lembro que só pedi o prazo no dia final da entrega do artigo, estava praticamente reprovado.
O fato é, cursar um mestrado trabalhando não é fácil, ter um TCC da pós-graduação para elaborar paralelamente complica um pouco mais. Agora, enfrentar tudo isso com diversas recaídas de depressão, realmente eu não tenho como não ficar feliz com isso que para muitos, seria um simples resultado.
Quando uma notícia como essa aparece, começamos reagir um pouco, é como se nossa fé desse uma movimentada. Não estou em delírios, mas não posso deixar de dizer que fiquei mais contente.

Vou dizer como funcionou minha entrada no mestrado:

Eu tinha emendado o técnico, a faculdade e a pós-graduação, tinha acabado de completar as matérias da pós e ainda tinha que elaborar o trabalho de conclusão de curso no próximo semestre, já trabalhando naquela empresa. Tinha que tomar uma decisão, ou ir pro TCC e entrar em uma MBA voltada pra minha área que poderia me ajudar a passar em um outro concurso, ou, fazer o mestrado e investir na área acadêmica, postergando meus planos de passar em um outro concurso. Naquela ocasião também dava aula e estava sentindo-me bem realizado com essas aulas, aliás, desde a faculdade já tinha sacado que eu iria gostar de dar aulas.
Bom, como não estava sentindo-me sábio para tomar a decisão, e ao mesmo tempo existiam alguns empecilhos para eu entrar no mestrado, acabei entregando nas mãos de Deus da seguinte maneira, disse: “vou fazer minha inscrição no mestrado, se as coisas não derem certo vou entender que não era pra ser e o melhor foi feito”. O primeiro empecilho era a empresa me liberar para assistir aulas no horário da tarde, durante o expediente, como o mestrado é em outra cidade, tinha que sair às dez da manhã para assistir as aulas de segunda à tarde, e ficar nas aulas na noite em seguida, depois no dia seguinte tinha que sair às 4 da tarde, para assistir as aulas da noite. Então esse foi o primeiro obstáculo, fui falar com meu gerente sobre essa possibilidade, claro, compensando futuramente essas saídas, ele disse que não se opunha, mas que deveria falar com o chefe dele, o qual também não se opôs. Feito isso, tinha outro desafio, o processo seletivo, do qual eu ainda precisava passar na prova e ficar entre os 12 primeiros (naquele semestre só foram oferecidas doze vagas), e o pior, tinha uma prova de suficiência em inglês, aí sim estava um grande problema (risos), sou péssimo em inglês, nunca me dediquei ao idioma como deveria.
Mas, por incrível que pareça, todas as coisas deram certo, eu acabei ficando em primeiro lugar no processo seletivo.
Então, como já disse a pouco, entendi que a resposta de Deus estava dada, e comecei o mestrado... Foram dez disciplinas, das quais em 5,tirei A, em 4 tirei B e 1 tirei C.
Se eu teria melhor desempenho caso não tivesse tido recaídas e não tivesse acumulado o TCC e estudado em sequência todos esses anos? SIM,  teria! Mas valeu a pena, mesmo com tudo valeu a pena. Lembro-me de ter perguntado algumas vezes se eu estava fazendo a coisa certa, e a resposta sempre foi sim.
O grande problema é que comecei a perder uma virtude que eu já havia reconquistado, a sensação de que no final tudo irá dar certo. Eu sempre achava isso, mas confesso que agora com essa dissertação travada, tenho sim muito receio do que irá acontecer, se eu realmente conseguirei terminar o mestrado e, enfim, entrar de vez na área acadêmica, que tanto me realiza. Talvez essa coisa de escrever me abra as portas novamente e eu consiga produzir minha dissertação... Quem sabe...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário