quarta-feira, 8 de outubro de 2014

08/10/2014 O DIAGNÓSTICO INCOMODA O DIAGNOSTICADO



08/10/2014 O DIAGNÓSTICO INCOMODA O DIAGNOSTICADO


Outro assunto que incomoda bastante a pessoa que está com depressão, é a “divulgação”, ao menos me incomoda, mas creio que deva ser com a maioria.
Quanto a divulgação, essa já começa a incomodar desde o momento que o médico diz que você está com depressão. Particularmente, lembro-me de ter feito o médico repetir três vezes que eu estava com um “distúrbio depressivo”, já até comentei isso em um dos textos.
Você já ganha um rótulo logo no começo, verdade, se você não tomar conta, você mesmo já se rotula.
Em relação a esse rótulo estou bem comigo, não me sinto o “depressivo”, mas confesso... Para por aí. Quando o assunto é os outros saberem que eu estou com depressão a coisa muda um pouco.
A primeira vez que tive depressão contei somente para minha família, e isso no caso era a minha mãe e minha irmã, acho até que demorei para contar para minha irmã. Na verdade acredito até que minha mãe contou para minha irmã e eu fui falando do problema dentro de casa naturalmente, ou seja, sabia que ela sabia, e no meu “critério” ela logicamente poderia saber, afinal é minha irmã.
Depois lembro-me que contei para minha psicóloga assim que comecei a fazer terapia, posteriormente, acredito que até no mesmo mês, senti que deveria comentar para meu gerente, afinal isso estava atrapalhando meu rendimento no trabalho.
Também em determinado momento acabei contando para o meu melhor amigo, e, um pouco depois que comecei a namorar minha atual noiva, lembro-me de ter, como posso dizer ... “jogado a real” (Risos). Pois é ... Pelo menos ela não pode dizer que não foi avisada né ... (Risos). A família dela também sabe, mas a família dela é minha família também, adoro eles.
O problema é que agora estou afastado, fica mais difícil, não tem como uma vizinha-amiga não ficar sabendo, não nego, me incomoda sim.
Não que minha rua toda esteja sabendo (eu acho), mas eu realmente prefiro minha privacidade com relação a esse e outros temas.
Sempre fui uma pessoa muita comunicativa, sempre contei tudo da minha vida, mas a idade foi chegando, e percebi que tinham mais desvantagens do que vantagens em ser desse jeito. Então fui mudando, ainda falo bastante da minha vida, até mais do que acho que deva, mas com relação a depressão penso que o certo é manter as coisas em família e entre poucos amigos mesmo, e por quê?
Seguinte, infelizmente esse diagnostico ainda precisa ser mais amadurecido no coletivo, na sociedade. Tem muita gente que ainda pensa que você está perto da loucura, ou então que não tem nada e está com “frescura”, além disso sempre tem piada para tudo. Vou dar um exemplo de um caso real que vivi, um grande amigo meu de infância foi diagnosticado com uma doença do tipo mental, antes dele começar o tratamento e ficar bem (graças a Deus), ele teve algumas atitudes que fogem um pouco do que é visto como “normal”, pois bem, mais de uma vez eu me vi tendo que defender o amigo em diálogos com pessoas que também o conheciam. Ou seja, não vale de nada o fato da pessoa estar doente? Ela precisa além de passar por suas dificuldades, também ganhar um rótulo.
O pior que nesse caso em especial, as pessoas não faziam comentários maldosos na frente dele, ou seja né...
Claro que hoje em dia tem muita gente consciente e que já entende bem sobre o tema depressão, as coisas estão mudando, infelizmente, também por conta do número elevado de pessoas com esse diagnóstico.
É pessoal... Estão pensando o que? Ainda me sobrou um pouco de orgulho (Risos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário