sexta-feira, 10 de outubro de 2014

09/10/2014 APESAR DA MELHORA, AINDA FALTA MUITO



09/10/2014 APESAR DA MELHORA, AINDA FALTA MUITO


Depois de ter me visto enfraquecido diante de uma adversidade, no caso a questão do mestrado, comecei a refletir sobre esse meu momento. Realmente percebo que ter ficado em casa foi a melhor coisa que eu fiz, foi me dando um pouco mais de equilíbrio com o passar dos dias, até mesmo um pouco mais de ânimo e força interior. Penso que se eu tivesse “empurrado” ainda mais a situação, acabaria ainda mais prejudico.
Quando digo que apesar da melhora ainda falta muito, estou me referindo a como ainda falta eu retomar minhas forças para enfrentar as adversidades. Bastou um simples “probleminha” para eu perder meu equilíbrio emocional e até mesmo físico, tenho muitas vezes a consciência do que está acontecendo, só não estou tendo a força necessária para modificar a situação.
Estou tentando, estou buscando dentro das minhas limitações melhorar, acho que está dando algum resultado, mas hoje pude notar o quanto falta, ou quanto estou longe do equilíbrio e autocontrole que necessito.
Aliás, tenho problemas em alcançar algumas virtudes, uma delas é a paciência, talvez tivesse sido melhor eu aguardar um pouco mais, ter me sentido mais forte antes de querer resolver minha situação no mestrado... A outra é a confiança, essa eu cito aqui tanto a autoconfiança como a confiança em Deus, não estou dizendo que não quero confiar em Deus, estou dizendo que gostaria de confiar mais em Deus, tenho certeza que isso me traria a paciência, o autocontrole e a serenidade que tanto preciso.
A depressão tem esse “dom de fortalecer nossas fraquezas”, temos necessidades de melhorarmos em alguns aspectos, a depressão é capaz de dizer que não, você não irá melhorar esses aspectos, mesmo já tendo consciência de quais são os aspectos que precisam ser melhorados.
Isso ocorre porque você construiu uma espécie de “teia mental”, você está, digamos, condicionado a ir direto para um estado negativo ou de ansiedade, quando se vê em determinadas situações, você coloca muita carga emocional em determinado assunto, e depois gera ansiedade e posteriormente tristeza.
 Ou ainda, a depressão e a ansiedade ganham força, por uma maneira de enxergar as coisas, sabe aquela expressão: Tire o foco do problema!
Então, você sabe que isso influencia no seu estado mental, mas você não sabe como sair desse “labirinto”.
Como você não sabe sair desse “labirinto” você recorre a um treinamento, por exemplo, no meu caso eu fui naquele retiro sobre mudar a forma de pensar, muito bom, tem coisas que eu consigo utilizar de fato, mas a sua “teia” está bem formada, e o “labirinto” por mais estranho que pareça, parece que começa a se mover enquanto você também se move para sair dele, sim, sua mente pode ser capaz de “boicotar” suas “empreitadas”.
O trabalho é árduo... Mas eu vencerei, tenho certeza disso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário